CORPUS CRHISTI: DEUS CONTINUA AGINDO NA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO


Para iniciarmos esta reflexão faz-se necessário, antes, decorrermos o que compreendemos, por Salvação. Salvação é tudo aquilo que Deus tem feito por nós desde a criação do universo e que, por ser dinâmica, permanecerá acontecendo até o fim dos tempos.
.
A relação com um Deus que se apresenta para o povo hebreu como aquele que os conduzirá e será para sempre seu Deus. O Senhor Deus estreita a relação com o seu povo, libertando-o do cativeiro e firmando sua lei sobre o monte Sinai. A promessa dada a Abraão é eterna e prevalece de geração em geração. Esta etapa é marcada por lutas e conquistas, sendo Deus o grande protagonista dessa história. 
.
Por fim, chegamos, através de Jesus de Nazaré, o Messias, ao conceito central de salvação. Mateus, capítulo 1, versículo 21 nos diz que por Maria nascerá um filho que se chamará Jesus; e que seu povo, por Ele, será salvo de todos os pecados. Esta é a plenitude da salvação.
.
O mais interessante é que esta história não está concluída. Ela está acontecendo e nós somos seus atores, no aqui e agora. Dentro de cada homem, de cada mulher se trava a mesma luta e urge escrever com nossas vidas a história da salvação. Para isto, é necessário acolher as orientações divinas relatadas na Bíblia e levá-las a sério. Elas são palavras de vida e de salvação. O que o povo de Israel experimentou, no Antigo Testamento, e o que os seguidores de Jesus Cristo vivenciaram, no Novo Testamento, são referências seguras para a construção da vida em vista da salvação.
.
A história da humanidade adquire o status de História da Salvação, porque Deus, o autor de todas as coisas, não permitiu que ela tomasse o rumo da autodestruição, introduzindo nela o fluxo perene do amor, que dá plenitude à vida e a salva.
.
E Deus, o autor da nossa Salvação, continua agindo em favor da humanidade no sentido de oferecer condições para que todos se salvem. Foi assim no Antigo Testamento, foi assim no Novo Testamento quando enviou Jesus para que as promessas fossem cumpridas e assim abrir para nós esta possibilidade da Salvação. E é assim nos tempos atuais, Deus continua nos conduzindo pela força e pelo poder do Espírito Santo.
.
Desta forma podemos crer que esta celebração de Corpus Crhisti que hoje comemoramos, é mais uma iniciativa de Deus para a nossa Salvação.
.
Quando em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII,  a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque, foi sem dúvidas uma ação de Deus para nos apontar maneiras concretas de nos encaminhar para a Salvação através da fé no Santíssimo Sacramento.
.
Quando em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração, foi mais uma iniciativa do nosso Deus para que a moção que o Espírito Santo concedia à irmã Juliana se perpetuasse e se constituísse em um meio concreto para nos ajudar a caminhar em direção à Terra Prometida.
.
Como vimos irmãos e irmãs, este momento que hoje celebramos é, na verdade, uma estratégia de Deus que a todo o momento está nos chamando a atenção para acertarmos a nossa rota em direção à Jesus que é o Caminho seguro para a nossa Salvação Eterna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VISÃO ESPIRITUAL

Na véspera do centenário de Fátima, Pe. Amorth avisa: Nossa Senhora pediu a consagração da Rússia, mas não foi feita.