Rede Nacional de Intercessão - Maio/12

Plano de Ação para o Ministério de Intercessão
Nos próximos meses, vamos abordar o nosso plano de ação para 2012. Esperamos que cada intercessor conheça as ações sugeridas e se comprometa com a realização de cada uma delas.
Neste mês vamos abordar sobre a primeira dimensão do plano de ação que é a visão do intercessor.

I) VISÃO
Visão diz respeito a um conjunto de valores que cremos serem essenciais, portanto não podem faltar, na obra do Senhor que estamos construindo. Esta construção não é apenas minha ou da minha família, mas é uma construção coletiva daqueles que o Senhor tem colocado neste lugar para o servir e aqui cumprir a sua missão.
Conta-se, que certa vez o presidente Juscelino Kubitschek, durante a construção de Brasília, parou diante da obra da catedral e, entre os muitos operários que estavam ali trabalhando, perguntou a dois deles o que eles estavam fazendo. Um disse que estava edificando um muro; o outro, disse ao presidente que estava construindo uma catedral.
Visão é isso, mesmo quando você não vê o todo, sabe que cada ação e cada atitude estão de acordo com o resultado final esperado. Para tudo o que precisamos edificar, a Igreja, a nossa casa, a nossa família, a nossa profissão, casamento etc. para tudo, precisamos de um boa visão, porque é ela que nos manterá unidos e fortalecidos nos dias mais difíceis.

A visão do intercessor
 
O intercessor precisa ver que a intercessão é a última instância de proteção contra o inimigo e contra os nossos erros e pecados. Por isso, o intercessor não pode deixar brechas e nem vacilar. É necessário ser vigilante em tempo integral.
O intercessor precisa ver o objetivo da sua intercessão e, para isso, é necessário ver além das intenções específicas de cada mês, pois a intercessão realizada nos Grupos de Oração e demais instâncias formam um “cinturão”, uma “muralha” de proteção, para toda a RCC. Neste sentido, o intercessor deve estar a par de tudo o que acontece na RCC para ver a dimensão de sua intercessão. Ver que a intercessão é o suporte para todos os serviços na RCC (pregação, missão, coordenações, projetos etc.) e, portanto, é necessário interceder com a visão de que o nosso ministério pertence a um organismo chamado Renovação Carismática Católica. Por isso, devemos servir no Ministério de Intercessão com a visão da ministerialidade orgânica.
O intercessor precisa ter uma visão ampliada sobre o seu ministério e sobre a RCC. Precisa ver que estamos em um tempo no qual o Senhor nos chama a um período de reconstrução da nossa identidade e da nossa espiritualidade. Esta moção da reconstrução nasceu a partir de várias reflexões sobre a vida da RCC nos últimos anos e o resultado destas reflexões apontou para um certo esfriamento em nossos Grupos de Oração. Foi devido a esta constatação que o Conselho Nacional da RCC decidiu mobilizar todos os carismáticos do Brasil para este chamado de Deus para nós nestes tempos.
No mês de janeiro de 2010, no Encontro Nacional de Formação, o Conselho Nacional lançou a proposta da reconstrução e apresentou todo o planejamento que havia preparado para esta missão. Neste encontro de formação o nosso povo foi motivado e orientado para ajudar nesta importante tarefa que o Senhor nos confia.
Nestes últimos dois anos muito já reconstruímos, mas olhando para a muralha percebemos que ainda falta muito a ser reconstruído. Desta maneira vamos compreender que devemos interceder com a visão da reconstrução, sabendo que todo intercessor é, na verdade, um trabalhador que está reconstruindo a muralha, cada um em sua posição; interceder pelas intenções específicas, mas sabendo o que se está construindo.

Plano de Ação
Meditando o livro de Neemias e observando os últimos acontecimentos na RCC, podemos constatar que a fase da reconstrução se encontra no capítulo 4 deste livro. Por isso, vamos pautar as nossas ações neste capítulo a fim de que a nossa visão seja ampliada para que a nossa intercessão seja eficaz.Neste capítulo do livro de Neemias podemos ver que o povo de Deus que havia iniciado a reconstrução das muralhas começou a sofrer ataques dos seus inimigos. Eles perceberam que as muralhas estavam sendo erguidas e tentaram armar estratégias para impedir o povo de continuar este trabalho (cf. Ne 4,1-2). Diante desta situação, Neemias resolveu tomar várias atitudes para neutralizar os ataques dos inimigos.
Hoje também a RCC passa por situação semelhante à do povo de Deus liderado por Neemias. Estamos também reconstruindo as nossas muralhas e não poucas vezes temos sofrido ataques. Por isso, baseado nas atitudes de Neemias, o núcleo nacional do Ministério de Intercessão discerniu em oração que estas ações também poderão ser atualizadas para nós em nosso tempo. Desta forma propomos as seguintes ações a serem desenvolvidas no decorrer dos próximos anos:

1) MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO

Prazo: 01/01/2012 a 31/12/2012

Atitude de Neemias: Fizeram orações (Ne 4,3)
Com base nesta ação de Neemias estamos propondo para toda a RCC uma grande Mobilização Nacional de Oração durante o ano de 2012.

Objetivo:
 
Unir todos os carismáticos do Brasil em oração para firmar o hábito da oração pessoal diária em suas vidas.

Responsáveis:
 
a) Todos os coordenadores (estaduais e diocesanos) do Ministério de Intercessão têm a primeira responsabilidade de motivar os intercessores e demais servos da RCC para aderirem à Mobilização. 


b) Todos os intercessores devem ter ao menos um horário de oração e também ajudar a motivar os servos do seu Grupo de Oração.

2) GRUPO DE INTERCESSÃO AMIGOS DE DEUS

Prazo: 30/06/2012

Atitude de Neemias: Estabeleceram guardas para proteger contra os inimigos (Ne 4,3)
Obs.: Ver o Projeto do Grupo de Intercessão Amigos de Deus.

Objetivos:
 
1. Atender o objetivo definido no Projeto Amigos de Deus que atribui ao Ministério de Intercessão a responsabilidade de organizar grupos de intercessores nos Estados para interceder por toda a RCC do Brasil e mais especificamente pelas seguintes intenções:


• Por todas as pessoas ou empresas que irão ajudar na construção da Sede Própria da RCC. 


• Para que todos os membros da RCC do Brasil se abram para a moção da Reconstrução.


• Pelas necessidades da RCC do Brasil e pelo Escritório Nacional.
2. Unir o Ministério de Intercessão da RCC do Brasil em oração, jejum, sacrifícios e penitência inspirado no livro de Judite formando grupos de intercessão em todos os Estados e Dioceses do Brasil para que funcionem como grupos de escuta profética e súplica ao Senhor por todas as necessidades e projetos da RCC.
3. Formar um grupo estadual e todos os estados e um grupo diocesano em todas as dioceses.

Responsáveis:
a) Coordenação estadual: Formar e manter o Grupo no estado.
b) Coordenação diocesana: Formar e manter o Grupo na diocese.

3) CADASTRO NACIONAL DAS MOÇÕES NOS GRUPOS DE INTERCESSÃO

Prazo: a partir de 01/01/2012

Atitude de Neemias: Deu atenção aos alertas dos judeus (Ne 4,6)

Objetivo:
 
Ouvir, anotar e discernir as moções nos Grupos de Intercessão dos Grupos de Oração em todo o País e encaminhá-las ao núcleo nacional.

Responsáveis:
 
a) Coordenação estadual: Discernir e anotar as moções do Estado e enviá-las ao núcleo nacional.


b) Coordenação diocesana: Discernir e anotar as moções na diocese e enviá-las ao núcleo estadual.


c) Todos os intercessores: Discernir e anotar as moções durante as reuniões do grupo de intercessão do Grupo de Oração e enviá-las ao núcleo diocesano.

4) LEVANTAMENTO DAS AÇÕES DO PROJETO AMIGOS DE DEUS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO

Prazo: Até 31/07/2012

Atitude de Neemias: Fez inspeção na muralha (Ne 4,8)

Objetivos:
 
a) Identificar as dificuldades na implantação do Projeto Amigos de Deus nos Grupos de Oração.


b) Ajudar na implantação do Projeto Amigos de Deus nos Grupos de Oração que ainda não iniciaram.

Responsáveis:
 
a) Coordenação estadual: Assessorar os núcleos diocesanos e enviar os questionários preenchidos nos Grupos de Oração do estado ao núcleo nacional.


b) Coordenação diocesana: Coordenar as ações na diocese, encaminhar o questionário aos intercessores nos Grupos de Oração e enviar os questionários preenchidos ao núcleo estadual.


c) Intercessor no Grupo de Oração: Preencher o questionário juntamente com o coordenador do Grupo de Oração e enviá-lo ao núcleo diocesano.
Obs.: Este questionário já foi encaminhado pelo núcleo nacional a todos os coordenadores estaduais do Ministério de Intercessão.

5) VIGÍLIAS E CERCO DE JERICÓ

Prazo: A partir de 01/01/2012

Atitude de Neemias: Orientou o povo para passar a noite em Jerusalém para auxiliar sua equipe, montar guarda durante a noite e trabalhar durante o dia. (v.16)
1. Organizar Cerco de Jericó estadual com a participação dos intercessores em todas as dioceses.
• As intenções para este Cerco de Jericó deverão ser as mesmas intenções da Mobilização Nacional de Oração.

• É importante que todas as dioceses do Estado participem deste Cerco.


• O Cerco de Jericó deverá acontecer durante sete dias e sete noites seguidas onde cada dia pode ficar sob a responsabilidade de uma ou mais dioceses. 


• Para os estados que possuem menos de sete dioceses, pode-se dividir a escala entre Grupos de Oração.


• Confeccionar e divulgar entre os participantes uma escala estadual relacionando o dia em que cada Diocese ou Grupo de Oração ficará responsável. 


• Outras ações necessárias para a realização do Cerco.
Responsável: Núcleos estadual e diocesano.

2. Organizar vigília estadual
• As intenções para esta vigília deverão ser as mesmas intenções da Mobilização Nacional de Oração.

• Os participantes desta vigília deverão ser os mesmos participantes dos Grupos de Intercessão Amigos de Deus, no entanto, poderão ser convidados outros intercessores para participar da vigília.


• Para os Grupos de Intercessão Amigos de Deus que se reúnem à noite, a vigília poderá ser no mesmo horário do Grupo com a diferença de que poderão participar mais intercessores convidados.


• Fica livre para os Grupos decidirem o dia, o horário e a duração da vigília. 


• A diocese onde ainda não funciona o Grupo de Intercessão Amigos de Deus poderá realizar a vigília.


• Cada Diocese deverá encaminhar para a coordenação estadual do Ministério de Intercessão as moções, profecias e discernimentos recebidos durante a vigília.


• A coordenação estadual deverá encaminhar para a coordenação nacional um resumo por Estado das moções, profecias e discernimentos recebidos das Dioceses.

Responsável: Núcleos estadual e diocesano.

Núcleo Nacional do Ministério de Intercessão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VISÃO ESPIRITUAL

Na véspera do centenário de Fátima, Pe. Amorth avisa: Nossa Senhora pediu a consagração da Rússia, mas não foi feita.